terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Tantas situações....



Ser muçulmana em em um pais onde a religião não tenha grande numero de adeptos, ou um pais sem maiores envolvimentos, conhecimentos com a cultura, árabe, islâmica, oriental, é muito difícil. É um exercício constante de paciência! É praticamente impossível na Europa, América, encontrar uma muçulmana que nunca tenha passado por situações constrangedoras. Eu pessoalmente já passei por inúmeras, algumas na época me magoaram, mas hoje quando vejo para trás dou risada.. rsrs.

Eu noto uma mudança no comportamento das pessoas que não são muçulmanas, que conhecem pouco, quando vêem um muçulmana. Com certeza o marco contemporaneo na forma de ver uma muçulmana foi a partir do dia 11 de setembro de 2001, a partir destes dia todas nós passamos a sermos vistas como bombas em potencial. Rsrs. Antes falava-se do muçulmano, o esteriótipo de oprimidas, sofredoras já estava em vigor, mas não era tao forte, a partir daquele dia as coisas mudaram. O mundo islâmico, veio a foco, com um bandeira de terroristas, ignorantes, que envolvia todas as formas como o islã se manifesta.

Eu estava na França quando ocorreram estes eventos, e não foram poucas as vezes que tive que deixar de trabalhar e ficar em casa, pois temia por minha segurança. Esses acontecimentos vieram a aumentar ainda mais as imagens distorcidas sobre o islamismo. Quem de nos nunca foi questionada sobre onde o Bin Laden, estava se escondendo.. rsrsrs. Quem de nos nunca recebeu aquele olhar de espanto, horror, medo, pena, quem nunca viu uma pessoa congelar na sua frente e ficar lhe olhando como se você fosse um fantasma. Rsrs. Em Brasilia, uma vez, estava em uma livraria e uma senhora, pegou-me pelo braço, segurou firme, fitou profundamente nos olhos e ficou a perguntar se eu estava bem.. rsrsrs Um olhar preocupado, de clemencia, sinceramente tive a impressão que ela chamaria a ajuda humanitária naquele momento. Rsrs.

Outra coisa que acontece, principalmente quando estamos na América, as pessoas acham que somos surdas e GRITAM em nossos ouvidos em um inglês ensurdecedor e pausado. Rsrs. Alias foi na América, em um aeroporto que aconteceu a cena historica, onde fui questionada sobre meu marido, o RAMADAN, que me negava comida. Rsrsrs

Uma coisa que acontece muito no Brasil, somos chamadas de Jade. Rsrs. Quem não sabe, ouve uma novela brasileira onde a temática era o islamismo. Esta novela disseminou absurdos sobre o islamismo e a mulher muçulmana, absurdos que as pessoas acreditam ate hoje: Ficamos com fama de mulheres que caçam maridos cheios de ouro, e experts em dança do ventre. Rsrs Alem do que toda a muçulmana é obrigatoriamente apaixonada por um não muçulmano e quer fugir com ele para a América. Rsrs

Poucos dias atras, enviei uma foto minha para um amiga, a mãe dela viu a foto no computador e perguntou, é a Jade, filha?

Hoje acho engraçado todas estas situaçoes, e elas se repetem diariamente, porem existem tambem as situaçoes extremamente tristes, mulheres muçulmanas que sao ofendidas, tem seu Hijab arrancado, sao proibidas de entrar em estabelecimentos publicos. Tudo isso so podera quem sabe mudar um dia atraves do conhecimento, do dialogo entre ambos os lados. Somente conversando, procurando o conhecimento, estes esteriotipos serão quebrados, e quem sabe um dia possamos viver em paz. :)

Conhecimento, diálogo é essencial!

Nadhy

2 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... Ri demais, lendo isso! Somente uma múmia completa pra perguntar se voce tem um marido chamado Ramadan! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo blog! Ta bem legal! Bela iniciativa para quebrar preconceitos! Bruna

    ResponderExcluir