domingo, 8 de fevereiro de 2009

Paquistanês degola filhas

Um pai de família degolou hoje no Paquistão suas quatro filhas enquanto elas dormiam. Ele queria lavar a sua honra depois que a mais velha das moças decidiu casar por amor.
"O homem se apresentou na delegacia depois de ter matado as quatro filhas", declarou o oficial da polícia Mukhtar Iqbal Tikka.

Nazeer Ahmed, operário na cidade de Burewala (a 110 quilômetros de Multan, leste do Paquistão), nunca aceitou que a primogênita se casasse com o homem que ela havia escolhido. O pai de família resolveu matar as outras filhas para evitar que estas seguissem o exemplo da primeira, segundo a Polícia.Ahmed declarou que a sua filha mais velha, Muqadas Bibi, 25 anos, se casou apesar da sua proibição e que o matrimônio sujou a honra da família.
As irmãs de Muqadas Bibi tinham 6, 8 e 12 anos.

Comentário:

Essa notícia é um pouco antiga, mas esse tipo de criminalidade acontece com frequência em localidades do interior e em vilarejos em alguns países africanos e no oriente médio, infelizmente a violência contra mulheres e crianças é vista como algo legítimo por familias tribais e por clãs que dominam a região, quando digo violência, é todo tipo de violência que vão desde um tapa na face ou até mesmo casos grotescos como citados na notícia, ou a violencia psicológica.

O problema é que além da notícia da violência contra as mulheres, também reforçam a tese de que a fé muçulmana pratica tais atos em "nome da religião", ledo engano, o islamismo como já é sabido, é uma religião de paz e de submissão a Deus, o que ocorre é que em muitos lugares os chefes dos clãs levam em consideração tradicioções culturais que em nada tem a ver com o islamismo, mulher não é moeda de troca, e as escrituras deixam isso muito bem claro.

Se por um lado, nós temos a violência contra a mulher, pelo outro lado temos as distorções dos meios mediáticos que mostram o islã como uma religião que oprime as mulheres, um religião que limita seus direitos, uma religião intolerante e machista, outro engano, a mulher muçulmana possui como seu "guardião" o Alcorão sagrado, que aliás possui um capítulo todo direcionado para as mulheres, todos os seus direitos estão assegurados através das escrituras, direitos sobre a herança, sobre o pátrio poder, divórcio, trabalho, educação e saúde, nada na religião impede a mulher de se tornar uma pessoa culta e independente. O problema é que fanáticos utilizam dos mesmos em benefício próprio.

O melhor combate contra essa barbárie é sem dúvida o conhecimento e a vigilância, o conhecimento, para que todos saibam o verdadeiro significado da religião bem como o verdeiro significado de uma sociedade justa e decente, e a vigilância, para que todos aqueles que possuem o conhecimento impessam fanáticos de cometerem crimes em nome da fé, que diga-se de passagem mais cresce no mundo inclusive entre as próprias mulheres.


As salaam aleikum.

2 comentários:

  1. Oi Nadhy!

    Segui pelo orkut seu blog e gostei muito da coerência e militância sempre presentes em seus escritos aqui também...

    As salaam aleikumm ;-)

    ResponderExcluir
  2. Isso no se justifica. Isso no e Islã. Deve ser condenado por seu crime. Abdul-Samad

    ResponderExcluir